Emil Borcean: Qual é a verdadeira ditadura da América do Sul? (tradução, Elpídio Fonseca)

1

Assim como os senhores ficaram sabendo agora pela imprensa politicamente correta e por diversas pessoas com pareceres importantes, no continente sul-americano houve uma tragédia política. Lançou-se a escuridão do fascismo e do extremismo no país que deu ao mundo Lula e Pelé.

“No Brasil venceu a presidência um fascista com ar populista e o exército saiu em desfile nos gritos de muitos.” Lucian Mîndruță

“Terrível declínio das democracias no mundo, coordenado como que por uma mão invisível. As pessoas se retraem nas ilusões do passado, sonham com governos de mão de ferro, procuram desesperadamente um senhor. Já não suportam os que não são como elas…Com a vitória do extremista de direita Jair Bolsonaro no Brasil”. Mircea Cărtărescu

O pecado imperdoável do novo presidente consta em que tenciona renunciar às políticas socialistas que, depois de 16 anos de governo ininterrupto da Esquerda, levaram o país a um estado de esgotamento econômico e moral.

No que diz respeito ao estado deplorável da economia, o Fundo Monetário Internacional advertiu há alguns meses acerca do fato de que as finanças públicas brasileiras chegaram a uma situação muito precária: a dívida pública eleva-se a 1,5 trilhões de dólares, ou seja, 85% do PIB, e o real (moeda brasileira) registrou uma depreciação de 10 % este ano. O FMI estima que há um perigo real que esta situação se deteriore continuamente. Assim, mesmo na eventualidade de um relançamento econômico módico que compreenda medidas de redução do déficit, este continuaria a crescer a 95% nos próximos três anos, e na eventualidade do desprezo deste problema chegará a 120% no futuro próprio. A segunda variante pode levar à implosão econômica e à recessão severa, com um impacto maior sobre a economia global: o Brasil detém o oitavo lugar na economia mundial, e o efeito de um colapso local será sentido no mundo inteiro.

No que diz respeito à imoralidade do sistema político é suficiente nos lembrarmos dos escândalos de corrupção que sacudiram os dois presidentes socialistas anteriores. A companhia petrolífera de estado, Petrobrás, foi implicada num escândalo imenso de corrupção em 2015, que torpedeou a presidência de Dilma Roussef pouco tempo depois de vencer seu segundo mandato – Dilma Rousseff encontrava-se na condução da firma no período quando se registraram completas ilegalidades na Petrobrás. O final ignóbil veio no verão de 2016 quando o Senado aprovou o afastamento de Dilma Roussef da função, por infração de desvio de fundos de bancos de estado, com o escopo de financiamento ilegais de programas de gastos públicos. No que diz respeito a Lula da Silva, o predecessor de Dilma Roussef, este se acha na prisão desde abril de 2018, aonde chegou depois de uma condenação definitiva por lavagem de dinheiro e por atos de corrupção. Os três ministros do Tribunal de Porto Alegre, que mantiveram em vigor a sentença dada anteriormente por um juiz de primeiro grau, aumentaram a pena de nove anos e meio para doze anos e um mês.

“As realizações” acima – a deterioração severa das finanças públicas, a queda do nível de vida e a dissensão social disseminada, corrupção e furto no mais alto nível – pertencem também ao partido que governou o Brasil nos últimos 16 anos: o Partido dos Trabalhadores (PT). Um nome bem escolhido, na tradição dos nomeadores esquerdistas que dizem algo no papel e fazem o oposto na realidade.

Mas todas estas coisas não apresentam interesse para as carpideiras de serviço do gênero Mîndruță e Cărtărescu. Assim como não apresenta interesse nem o país sul-americano governado por um regime extremista e onde, na verdade, se desenvolve uma repressão política cruel. Trata-se da Venezuela.

O líder da oposição, Leopoldo Lopez, foi condenado em 2015 a quase 14 anos de detenção sob a acusação de ter incitado à violência por ocasião dos protestos de rua de 2014. Um dos capítulo de acusação foi transmitido por “mensagens subliminares.” Numerosos outros políticos de oposição escolheram o caminho do exílio, depois desta condenação.

Neste mês – outubro de 2018 – foi assassinado o conselheiro Fernando Albán, um opositor ao regime de Maduro. A versão oficial sustém que Albán se suicidou, jogando-se de um banheiro do décimo andar da sede SEBIN (serviços secretos bolivarianos). Mas a informação do atestado de óbito e as obtidas de fontes não governamentais indicam antes a possibilidade de um assassínio. Por exemplo, a planta de construção da sede SEBIN, revelado pela jornalista Carla Angola, que mostra que os banheiros do décimo andar não têm janelas.

Muito recentemente houve também o atentado à líder de oposição Maria Corina Machado, que foi espancada, em sinal de advertência, por espancadores do mesmo SEBIN.

O país sul-americano com um verdadeiro regime extremista não é o Brasil. Poderia ser que o mapa da América do Sul fosse muito grande par ao campo visual dos mîndruțo-cărtăreșcos, mas encorajo-os a olhar um pouco mais para o norte. Ali descobrirão os “benefícios” do socialismo aos quais o Brasil decidiu renunciar.

Emil Borcean
Em 1985 formei-me na faculdade de geologia de Bucareste. Depois de três anos de estágio na mina de carvão de Anina, em Banat, renunciei à geologia e aprendi a ser programador de software. Saí da Romênia em 1990, no outono. Vivi quatro anos na Inglaterra, 19 anos no Canadá e quase dois anos na Alemanha. Voltei não há muito para a Romênia. Em 2007 criei o blog Patrupedbun.net, que em 2010 se fundiu com o blog Dreapta.net. Desta fusão nasceu ILD.

PRELUAT DIN ILD

Print Friendly, PDF & Email

1 COMENTARIU

  1. Well, just not so long ago Romania find itself somehow into a utterly similar position as Brasil was after discovering an large gas reservoir of natural gas inside national maritime waters of Black Sea.Romanian workers party decided a 45% interest knowing that other states demand ussualy 80% from it.Guess why are they doing that.Try to obtain an answer from mândruță and cărtărescu.I’m sure that they know everything about fascists and this was a fascist job without any doubt.I mean that romanian workers party is a flawless good party and its filty, despicable far right fascist and racist and any other cist enemies done this somehow for their own miserable purposes.Long live comrade dilma, dragnea, lula, olgutza, hillary and s.o.

LĂSAȚI UN MESAJ

Please enter your comment!
Please enter your name here